Ingredientes Saudáveis
Proteínas:
Ovos (Galinhas criadas ao ar livre) - Uso somente ovos de galinha criadas ao ar livre. Os ovos são uma fonte de proteína e fornecem uma boa variedade de outros nutrientes, vitaminas e minerais. As condições em que as galinhas vivem, afectam os níveis de nutrientes. Os ovos de galinhas criadas ao ar livre têm níveis significativamente mais altos de vitaminas A e E e ómega 3, quando comparados com ovos de galinhas criadas em gaiolas.
Gorduras:
Azeite Extra-Virgem- Este azeite é extraído a frio, sem nenhum processo químico o que mantém seus nutrientes e vitaminas.
Óleo de Coco Extra-Virgem - provém da fruta coco e o que deve ser utilizado na culinária é o óleo Extra-Virgem extraído a frio. Normalmente, o óleo de coco é encontrado em estado líquido -Verão- na temperatura ambiente, só ficando sólido e branco -Inverno- quando colocado em baixas temperaturas. É óptimo para cozinhar, e o seu uso é igual ao do óleo vegetal. Também existe óleo de coco, sem aroma e sem cheiro, e esse é óptimo para as substituições em alimentos salgados.
Adoçantes/Açúcares:
Açúcar Mascavado - este açúcar é ligeiramente menos calórico do que o açúcar refinado, e apresenta qualidades nutricionais mais interessantes, contém minerais que o açúcar branco perde no processo de refinação, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. É óptimo para cozinhar e o seu uso é igual ao do açúcar refinado, mas ainda assim, deve ser consumido com moderação.
Açúcar de coco - este açúcar é não-processado, não-adulterado, não-filtrado, não contém conservantes e é 100% natural, contém baixo índice glicêmico e é cheio de vitaminas, por isso trata-se de um excelente substituto para o açúcar refinado. Este açúcar pode ser consumido da forma mais comum, ou seja, na substituição natural do açúcar refinado.
Eritritol - um adoçante praticamente livre de calorias, de origem natural e pode ser consumido por diabéticos. É óptimo para cozinhar e o seu uso é igual ao do açúcar refinado.
Xilitol - um adoçante com apenas 40% calorias (comparado ao açúcar), de origem natural e que é extraído a partir de plantas, frutas e vegetais e pode ser consumido por diabéticos. É óptimo para juntar bebidas, cereais, iogurtes, sobremesas e o seu uso é igual ao do açúcar refinado.
Maple Syrup (Xarope de Ácer) - trata-se de um adoçante/aromatizante de origem natural e que é extraído da seiva bruta de árvores. É um produto usado em pratos doces e salgados, é ingrediente perfeito como topping em papas, panquecas, waffles e iogurtes.
Farinhas:
Farinha de Coco - farinha com reduzido valor de hidratos, não contém glúten, é feita exactamente com a parte mais nutritiva da fruta, e por isso, preserva todos os benefícios do coco. Esta farinha tem diversos usos, sendo um deles a substituição das farinhas à base de glúten em receitas saudáveis, como pães e bolos integrais.
Farinha de Amêndoa - uma farinha de reduzido valor de hidratos, não contém glúten,
como é feita a partir da própria amêndoa e ela é rica em minerais, proteínas, fibras e vitaminas, torna-se uma mais valia utilizar esta farinha. Esta farinha tem diversos usos, sendo um deles a substituição das farinhas à base de glúten em receitas saudáveis, como pães e bolos integrais.
Farinha de Noz - uma farinha de reduzido valor de hidratos, não contém glúten,
e como é feita a partir da própria noz, possui importantes nutrientes na sua composição como ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio e o aminoácido arginina, trata-se de uma boa alternativa à farinha de trigo. Esta farinha tem diversos usos, sendo um deles a substituição das farinhas à base de glúten em receitas saudáveis, como pães e bolos integrais.
Farinha de Alfarroba - é um pó feito a partir da vagem de alfarroba, é rica em vitaminas e é rica em taninos, que consumidos com moderação trazem benefícios para a saúde do coração e artérias. É normalmente usado como um substituto para o chocolate.
Farinha de Arroz - farinha com elevado valor de hidratos, que surge após a moagem do arroz, este tipo de farinha não contém glúten e pode ser utilizado na preparação de vários pratos, desde tortas a pães ou bolos.
Farinha "Polvilho Doce" - farinha com elevado valor de hidratos, provém da Fécula de mandioca -Brazil-, o polvilho doce não contém glúten nem gordura, e tem uma textura mais fina que o azedo. Utilizado para diversos fins culinários.
Farinha "Polvilho Azedo" - farinha com elevado valor de hidratos, não contém glúten, provém do polvilho doce mas antes passa por um processo de fermentação. Tem uma textura granulada e com um toque azedo. Utilizado para diversos fins culinários, como o preparo da massa para pão de queijo.
Goma Xantana - Vende-se na forma de pó e pode ser usada com diversos fins: espessante, estabilizante, emulsionante, agente de suspensão, encorpante para saladas, molhos, produtos instantâneos, sobremesas, confeitaria, produtos lácteos, sumos de fruta e pastelaria. Esta goma vai permitir que a mistura de farinhas tenha características semelhantes à mistura com glúten pois será possível conservar os gases resultantes da fermentação, permitindo um pão fofo e consistente.