Farinhas Sem Glúten
Para quem pretende fazer dieta, as farinhas é algo a evitar. No entanto, a consumir eu prefiro optar pelas farinhas sem glúten.
No meu caso, apesar de não ter feito um teste de intolerância ao glúten, ao reduzi-lo no dia-a-dia, notei alterações no meu corpo, nomeadamente no desaparecimento de umas borbulhinhas que insistiam em estar nos meus braços e que me faziam comichão, menos volume e menos acne.
Coincidência ou não, parece estar a resultar. Se resulta... não mexe!
Se é fácil a transição? Não, não é! Estamos habituados ao fácil, chegar ao café e pedir uma sandes, torrada ou bolo. Para comida sem glúten não é fácil encontrar oferta nos estabelecimentos habituais. Perguntamos se existe, olham para nós com ar de estranheza até que deixamos de perguntar.
Mas para nós pessoas não Celíacas, é uma opção e não uma obrigação comer sem glúten por isso há dias que podemos descomplicar.
Existem diversos tipos de farinha, umas são LowCarb outras HighCarb, umas com glúten outras sem glúten. Para fazer dieta de emagrecimento, todas as farinhas são um obstáculo, mas se precisar mesmo comer algo.... escolha as LowCarb.
As nossas metas serão atingidas de acordo com as nossas escolhas. Na minha casa, não foi totalmente abolida para confecção a farinha de trigo normal ou integral. No entanto, é usada com muito menos regularidade do que antes.
Farinhas sem Glúten LowCarb:
- Farinha de Côco
- Farinha de Frutos Secos (Amêndoa, Noz, Castanha, Amendoim, Avelã, etc...)
- Farinha de Sementes (Linhaça, Girassol, Abóbora, Chia, Trigo Sarraceno, etc...)
Farinhas sem Glúten HighCarb:
- Farinha de Tubérculos (Mandioca, Araruta, Batata-doce)
- Farinha de Cereais (Aveia, Milho)
Farinhas sem Glúten HighCarb (garante textura fofa):
- Farinha de Alfarroba
- Farinha de Polvilho Doce
- Farinha de Polvilho Azedo
- Farinha de Arroz
- Farinha Fécula de Batata