O meu Conceito
Tentar definir o conceito da minha dieta não é uma tarefa fácil.
E porquê?
Porque eu sigo vários conceitos de Dieta - a do Paleo ou Paleolítico, Lowcarb, Vegetariana, Vegan e a Meditarrânea (a mais conhecida de todos).
O que é Dieta? Muitas pessoas acham que a palavra Dieta apenas tem o significado de restringir alimentos para perder peso. No entanto, não é isso que significa. Dieta é um conjunto de alimentos e bebidas que são ingeridas pelas pessoas de acordo com as suas necessidades nutricionais. Por isso... todos nós temos uma dieta, todos nós fazemos uma dieta, mesmo que o objectivo não seja perder peso.
Ao estudar um pouco sobre cada Dieta, apercebo-me que muitas delas têm sempre algo em comum, e por isso, tento absorver o que mais me agrada de cada conceito de uma Dieta e tento descomplicar de acordo com os gostos da minha família e de modo a que todos fiquemos felizes.
Mas mesmo assim, não é fácil agradar a Gregos e a Troianos.
Se gostaria de seguir apenas uma Dieta? Sim, gostaria. Mas não é fácil. Não é fácil com o nosso ritmo de vida actual. Não é fácil porque cada pessoa tem os seus gostos. Não é fácil porque às vezes só por ser diferente já somos olhados de lado e há sempre alguém que "goza" a achar que ele é que sabe e nós não. Não é fácil porque tem de haver sempre um período de adaptação e nem sempre as pessoas que vivem e partilham as experiências connosco estão dispostas a tentar. Não é fácil quando a tentação de algo proibido está sempre à nossa frente. Simplesmente não é fácil... mas devagar consegue-se.
Por isso, não consigo definir um conceito sobre a minha dieta. Posso sempre, definir que sigo várias dietas, e por norma o que é de mais comum entre elas.
Na minha dieta e da minha família, o que eu tento retirar da dieta Mediterrânea Convencional, são os Hidratos de Carbono (derivados do Trigo) e o Açúcar (açúcar processado) e os alimentos processados. Eu quase que faço uma guerra contra estes três. Trata-se de uma Luta interminável, e muito difícil de vencer, mas não impossível. Mas admito, que a nível dos processados, eu muitas vezes mostro a bandeira branca da Paz, em prol do bom senso e da descomplicação do dia-a-dia.